terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cursos pagos e até gratuitos podem fazer a diferença no seu currículo



http://www.cursos24horas.com.br?id=lucasseixassouza



Cursos pagos e até gratuitos podem fazer a diferença no seu  currículo



Em alguns deles consegue-se entrar no mercado antes mesmo de se formar e ganhando mais de dois mil reais. Veja qual é a melhor opção para você.

Giuliana GirardiSão Paulo, SP

Tem urgência para arrumar emprego? Então procure cursos rápidos. Em Campo Grande, Juriarian, 53 anos, estava desempregado. No ano passado procurou e achou um curso de mestre de obra numa fundação, ligada à prefeitura da cidade. Por quatro meses estudou de graça e, antes mesmo de terminar o curso, já havia sido contratado por uma empresa. Há quase um ano está com a carteira assinada e ganha quase mil reais por mês.

Em São Paulo também tem prefeitura que oferece cursos de três meses, sem custo nenhum. Numa turma, os alunos aprendem as técnicas para ser um bom garçom. Os salários podem chegar a R$ 1.200. “No final de semana não para de ter serviço para nós”, diz Jose Renato Rodrigues, garçom.

Em outra turma, olhos atentos para aprender os truques para limpar vidros. Tem gente que sai com emprego e ganhando R$ 700. “Quando acabar o curso espero arranjar um emprego registrado”, comenta Maria Salete Souza Silva, dona de casa.

Na área de gastronomia, que inclui também limpeza, você encontra trabalho em restaurantes, hoteis, hospitais. “É uma área com empregabilidade garantida para a pessoa que escolher se capacitar nesse segmento no mercado”, afirma Lilian Ribeiro, diretora da escola de gastronomia.

O curso profissionalizante é mais longo, mas o aluno sai mais preparado. Atenção para os cursos técnicos que abrem as portas para o mercado de trabalho.

“No Norte e no Nordeste do país, há cursos de infraestrutura portuária, por exemplo. Isso implica que há uma necessidade muito grande de soldadores”, comenta Oswaldo Lahoz Maia, gerente de inovação e tecnologia do Senai. Confira no vídeo abaixo outras dicas do gerente do Senai.
uem é do Centro-Oeste, tem que investir nas áreas de construção civil e alimentos. Você vai aprender técnicas de desenvolvimento de sementes, como aumentar a produtividade das colheitas. Dá para ser também um técnico em máquinas agrícolas e ganhar até dois mil reais.

As carreiras tecnológicas são fortes no Sul e Sudeste. Programar um robô que vai pintar e soldar. Desenvolver peças para a indústria automobilística, para a aeronáutica. Seja um técnico em mecatrônica, mistura de mecânica e eletrônica. Chega a ganhar dois mil e quinhentos reais.

Estes cursos são do Senai. No estado de São Paulo, o aluno que já terminou o Ensino Médio só paga a inscrição. Depois tem um processo seletivo. Se ele passar fica dois anos estudando.
A informação digital chegando a longas distâncias por meio de fios fininhos. Quem sabe mexer com fibra ótica tem grandes chances de encontrar trabalho rápido. Interessou? Faça um curso de tecnologia da informação, com foco em rede de comunicação.
O bom é que essas escolas com cursos profissionalizantes têm contatos com as empresas que vão contratar. No Senai, por exemplo, quase 90% dos estudantes conseguem emprego logo depois que o curso termina.

Alguns nem se formam e já são contratados. “Tem muita empresa vindo atrás da gente e brigando pela gente”, diz Anderson de Oliveira, estudante.

“Quem não estuda acaba ficando enferrujado. A gente tem que se atualizar. Se você não estuda, não busca outros conhecimentos, acaba sendo ultrapassado até por quem não trabalha ainda”, diz Fernando Bezerra, aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário